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No Brasil, caminhões e veículos de carga passam muito tempo na estrada, percorrendo grandes quilometragens. A manutenção é essencial para quem quer andar com segurança e pode fazer com que diminuam os gastos com o veículo e se tenha a garantia de uma viagem tranquila.

Confira 10 pontos para verificar no caminhão em uma revisão.

1. Filtros

Os filtros de óleo, de combustível e de ar do motor devem ser trocados conforme as recomendações dos fabricantes.

 

2. Óleo do motor

Conferir o nível do óleo do motor. Verificar também se o óleo apresenta borras ou detritos metálicos — isso pode significar problemas no motor.

 

3. Freios

É importante fazer a drenagem da água acumulada nos balões de ar. Também é preciso verificar se as lonas, ou pastilhas, não estão gastas. Na troca das lonas, deve-se substituir as molas delas também. Conferir o estado dos tambores ou discos e das sapatas do freio. Se o veículo contar com sistema ABS, confirmar se seu funcionamento está ajustado.

 

4. Suspensão

Checar o estado das molas, dos batentes, bandejas, barra estabilizadora, enfim, de todo o sistema para saber se não há defeitos. Verificar também a lubrificação dos pinos de suporte e centrais.

5. Pneus

Jamais se deve rodar com pneus muito gastos ou que estejam apresentando falhas. É necessária uma verificação visual para conferir a integridade das laterais e a profundidade das ranhuras da banda de rodagem. Ainda, a pressão deve ser medida e ajustada conforme a carga e os padrões determinados pelo fabricante. Os estepes não podem ficar de lado e precisam ser verificados e calibrados da mesma forma.

6. Paletas do limpador

As paletas do limpador do para-brisa são essenciais para a visibilidade em períodos de chuva. No entanto, elas ressecam e deformam, principalmente com a falta de uso, e precisam ser trocadas periodicamente. Nunca deixe que as paletas do limpador sejam utilizadas fora de seu estado ideal durante muito tempo. Fazer isso pode comprometer e causar riscos irreparáveis no para-brisa, um item bastante caro para substituir em um caminhão.

7. Luzes

O mais comum é haver queimas de lâmpadas e, nesse caso, é preciso somente fazer a substituição. Mas outros problemas podem influenciar no funcionamento das luzes, como panes no sistema elétrico ou mau contato. Portanto, além de ficar atento ao conjunto ótico do caminhão, é preciso conferir periodicamente os sistemas elétricos que o complementam, como os relês, fusíveis e cabos.

8. Quinta roda

Nos caminhões tratores, é importante que a quinta roda seja conferida. Deve ser feita a limpeza da graxa antiga e sua substituição, além de verificar se não há folgas em seus componentes.

9. Sistema elétrico

Durante a manutenção preventiva do caminhão é preciso buscar por oxidação em cabos, terminais e bateria, e por maus contatos nos encaixes. A água da bateria também precisa ser verificada com frequência. Além disso, na maioria dos caminhões modernos o sistema elétrico está integrado à eletrônica do veículo. Por isso, é preciso também observar atentamente o que está “debaixo da superfície” dos cabos, como módulos diversos.

10. Módulo de injeção

Se o veículo contar com injeção eletrônica, deve-se fazer a atualização do software do módulo de injeção conforme recomendação do fabricante. Também é interessante rodar um diagnóstico regular para avaliar todos os componentes da injeção.

 

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Fonte: https://chiptronic.com.br/blog/10-pontos-para-ficar-atento-na-manutencao-preventiva-do-caminhao

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