Pradolux | Iluminação Automotiva
Quando se fala em produtividade, é comum dizer que o trabalhador deve fazer intervalos para recuperar o fôlego, desanuviar a cabeça e conversar com os colegas. Porém, esse parece ser um mito para o setor de transportes. Isso porque, muitas vezes, é desconsiderada a saúde de caminhoneiros e motoristas.
Quem trabalha nessa função sabe que tem pouco tempo para movimentar a carga e que a distância percorrida é sempre longa. Por isso, os cuidados com a saúde geralmente são ignorados — e esse é um erro que custa caro.
Devido à relevância desse assunto, vamos abordar a importância das paradas para a saúde dos caminhoneiros e dos motoristas. Você verá que isso traz até benefícios financeiros e também saberá quais problemas podem ocorrer.
Acompanhe!
A direção é uma atividade cansativa. O corpo fica muito tempo na mesma posição e, quando levanta, nem sempre tem os cuidados adequados. Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicam que os caminhoneiros percorrem aproximadamente 10 mil km mensalmente. Para isso, trabalham 11,3 horas por dia.
Sabe o que essa informação indica? Que o motorista passa praticamente 50% do seu dia realizando movimentos repetitivos. Isso gera cansaço e fadiga excessivos, que se refletem em aumento dos riscos na estrada.
Outros problemas derivados da falta de paradas nas estradas são:
Vale a pena destacar que dirigir com sono é como estar embriagado. Esse é um dos principais motivos que causam acidentes.
Conforme a Lei do Caminhoneiro, a jornada de trabalho é de oito horas para os profissionais, com o máximo de 44 horas por semana. Há possibilidade de duas horas extras e outras duas combinadas por meio de acordo coletivo, contabilizando 12 horas.
Além disso, o período máximo de condução é de 5,5 horas sem interrupção. O intervalo deve ser de, pelo menos, 30 minutos. O descanso pode ocorrer em locais de espera indicados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A interjornada — isto é, o período de descanso de 11 horas — pode ser fracionada, desde que as horas façam parte de um mesmo dia e oito delas sejam consecutivas.
Caso haja o descumprimento da lei, o motorista está mais propenso a acidentes. Também pode ser penalizado por ter sua eficiência diminuída.
A lei também assinala que o controle da jornada de trabalho é obrigatório e deve ser feito por meio de equipamentos instalados nos caminhões.
O primeiro passo é descansar nos horários determinados pela legislação, mesmo sendo autônomo. Outras recomendações que ajudam a garantir a saúde são as listadas abaixo.
A distância a ser percorrida precisa ser programada. Verifique as estradas pelas quais passará, as cidades e os municípios próximos. Preveja onde será possível tirar o tempo de descanso e em quais lugares terá algum conforto.
Os locais de parada para caminhoneiros são variados. Veja por quais passará durante o trajeto e qual é a distância entre eles. Assim, é possível fazer um planejamento, inclusive das refeições.
O caminhoneiro precisa atentar aos locais de parada para ver se são seguros. Isso é principalmente na hora de dormir. Confira se há estacionamento, postos de gasolina bem sinalizados e hotéis durante o trajeto.
O uso de sites e aplicativos é uma alternativa excelente para saber onde estão as paradas na estrada e a infraestrutura de cada uma delas. Essa é uma maneira fácil de entender exatamente o que você pode esperar de cada local.
Como você pôde perceber, a saúde de caminhoneiros e motoristas é muito importante, porque previne acidentes e garante um trajeto tranquilo. Você pode até não acreditar, mas isso leva a um aumento da produtividade, ou seja, você rende mais em menos tempo quando está descansado.
Então, que tal seguir as dicas repassadas no seu dia a dia? Saiba mais novidades acessando nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Comments
There are no comments yet.