Tomar cuidado para não se envolver em acidentes nas rodovias e nem envolver terceiros é obrigação de todos, porém o profissional que realiza transporte de cargas perigosas é necessário ter ainda mais cautela.
Cargas perigosas possuem origem química, biológica ou radiológica, apresentando risco potencial à vida, à saúde e ao meio ambiente em caso de contaminação. Estes produtos podem ser:
Com o intuito de garantir a segurança de todos nas rodovias foi criada a resolução ANTT 5.232/16, em que, todos os painéis de segurança devem apresentar o número de risco e o número ONU da Relação Numérica de Produtos Perigosos, correspondente ao produto transportado. Deste modo, a sinalização de transporte de cargas perigosas, deve ser feita por meio de rótulo de riscos e painéis de segurança, conforme a NBR 8286.
Os rótulos de risco são elementos utilizados nos caminhões que informam que a expedição é composta por produtos perigosos e apresenta riscos, eles devem ser fixados na superfície externa do veículo, sob um fundo de cor contrastante. O mesmo acontece com os painéis de segurança, porém estes devem estar fixados obrigatoriamente na frente do caminhão.
Por fim, os rótulos e painéis devem estar fixados de maneira visível, para que o outro motorista entenda o que está sendo transportado e mantenha uma distância segura.
Quando o transporte for de mais de um produto perigoso, os painéis de segurança não possuirão nenhuma inscrição, ou seja, estarão “em branco”, sem indicação de números de risco e número ONU.
Pensando em melhor atender todos os nossos clientes, agora a Pradolux conta com suportes de placas de identificação veicular, rótulos de riscos e painéis de segurança no seu portfólio, assim, você consegue realizar todas as suas compras em um só lugar, com a qualidade que só a Pradolux pode te oferecer.
Comentários
Ainda não há comentários neste post.