Lanternas Pradolux | Site Oficial

Você sabe o que é um caminhão basculante?

Caminhão basculante, ou caminhão caçamba (como é conhecido popularmente, permite que sua carroceria seja erguida e a carga saia por meio do auxílio da força da gravidade.

A resolução nº859 de Julho de 2021, exige que todos os caminhões dessa categoria sejam equipados com dois sistemas de segurança, dividindo esse sistema em primário e secundário.

Enquanto o primeiro impede o acionamento acidental da tomada de basculamento, o segundo consiste na instalação de alertas visuais e sonoros dentro da cabine, que servirão, exclusivamente, para notificar o condutor sobre o acionamento da tomada. O segundo sistema de segurança está passando por uma resolução obrigatória no ano de 2023, desde já, fica aqui o nosso alerta.

Obrigatoriedade de sinal sonoro para a Cabine de caminhões basculantes

A mais nova regra exige que seja instalado um alarme sonoro dentro da cabine, que tem como objetivo impedir que o motorista ande com a cabine levantada, evitando acidentes. Com apenas alguns cliques, se consegue encontrar diversas reportagens sobre ocorrências graves e até mesmo fatais relacionadas diretamente a esse assunto.

Foi por meio da resolução 859/21, do Conselho Nacional de Trânsito que ficou determinado que, o licenciamento de caminhões basculantes com término de placa em numeração ímpar,  será aceito com a devida instalação e funcionamento desse sinal sonoro de segurança.

Para 2024, a resolução deixa claro que irá valer para todos os caminhões basculantes, sem exceções.

 

Meu caminhão se enquadra nessa resolução?

Você ainda tem dúvida se seu caminhão se enquadra na resolução? Fica aqui os exemplos de caminhões basculantes:

Caminhão de lixo;

Caminhão basculante para semi-reboque;

Caminhão basculante de transferência;

Caminhão pup (ou filhote de cachorro);

Caminhão basculante superdump (caçamba longa);

Caminhão basculante para semi-reboque;

Caminhão basculante inferior e triplo para reboque;

Caminhão basculante lateral;

 

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de assuntos relevantes para o setor, assim você fica por dentro das novidades, bem informado, e não corre o risco de ter uma surpresa desagradável no decorrer da sua viagem.

Compartilhar

Comentários

Ainda não há comentários neste post.

Leave a comment

Precisa de ajuda?