Lanternas Pradolux | Site Oficial

Como escolher as melhores lanternas para o seu caminhão

Alguns componentes no caminhão são muito mais do que acessórios, são importantes para a segurança do caminhoneiro e do caminhão. Por isso, é preciso saber escolher a peça correta e apostar em um equipamento de resistência e muita qualidade. Para te ajudar nesta missão vamos falar sobre os tipos de componentes que existem e quais as recomendações para a compra assertiva.

Continue a leitura e aproveite nossas dicas!

Trabalhar como caminhoneiro é uma profissão desafiadora e com muitos riscos, sem dúvida escolher os equipamentos certos que minimizarão as dificuldades durante a viagem são de grande valor.

É essencial conhecer o veículo de trabalho e saber além das praticas de direção, para resolver problemas que podem aparecer durante o trabalho.

Sem dúvida as lanternas são componentes que tem muita importância na segurança do veículo e do caminhoneiro. São essenciais para sinalização e iluminação do caminhão para eliminar alguns perigos.

Por isso, a manutenção desses itens e verificação do seu funcionamento deve ser de muita atenção tratadas como grande prioridade.

Vale lembrar que muitos itens de iluminação e sinalização são obrigatórios definidos pelos órgãos responsáveis como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os diferentes tipos do componente

Existem diferentes tipos de lanternas para caminhões, os faróis principais por exemplo são essenciais para quem dirige a noite e devem ser da cor branca.

Além disso, é importante lembrar que desde 2016 é obrigatório dirigir com farol baixo nas rodovias durante o dia.

Do mesmo modo, existem os faróis de neblina, essenciais para aumentar a visibilidade em locais com cerração e neblina e os faróis de longo alcance, que também são conhecidos como faróis de milha e só devem ser acesos junto com o farol alto para aumentar o campo de visão do caminhoneiro.

Além dos faróis existem lanternas fundamentais para o veículo. Conheça cada uma delas:

Iluminação da placa traseira

A iluminação da placa traseira, como o nome já diz faz a iluminação da placa. Pode ser substituída por peças com a mesma tecnologia de fábrica.

Para-choque

O item é instalado na traseira do veículo e deve ter a cor vermelha. Desse modo, ajuda a alertar o motorista que está atrás do caminhão.

 

Freio

Da mesma forma, a lanterna de freio também é vermelha e acende toda vez que o caminhoneiro frear o caminhão.

Aliás, é preciso analisar o componente com frequência, pois sua ausência pode aumentar os riscos de acidentes.

 

Marcha à ré

Esta peça tem a cor branca e é acesa quanto a ré é acionada. Assim, ajuda a sinalizar aos demais motoristas e indicar a manobra.

Por isso, costuma ser acompanhada por um aviso sonoro.

 

Lanterna de seta

A lanterna de seta é amarela ou alaranjada e deve ser instalada na parte traseira do caminhão. Além disso, elas são colocadas em pares e indicam mudanças na direção ou possíveis ultrapassagens.

 

Como escolher as lanternas ideais para o meu caminhão?

Como você viu, existem algumas determinações e obrigatoriedades que devem ser seguidas na hora de comprar lanternas adequadas para o caminhão.

Aliás, seguir as recomendações ajudam a garantir a segurança nas rodovias e a evitar multas por conta de eventuais irregularidades.

Antes de falar sobre o que considerar na hora de comprar este componente, é importante citar que as lanternas merecem atenção durante as manutenções realizadas no caminhão.

Afinal, através destas análises é possível identificar falhas, como lâmpadas queimadas, por exemplo.

 

Mas como escolher as melhores lanternas para o caminhão? Confira as dicas a seguir!

 

Encontre o item adequado para o seu veículo

A primeira dica, é observar qual tipo de peça você precisa e ver quais são autorizadas para o seu veículo e os tamanhos do encaixe de cada lanterna.

Além disso, é essencial analisar se o formato é adequado para o seu caminhão.

 

Aposte em marcas confiáveis

Por fim, a nossa dica é escolher apenas itens que sejam referência em segurança e que sigam rigorosos padrões de qualidade.

Afinal, fazer uma escolha baseada apenas no preço do produto pode representar danos e gastos futuros.

Portanto, o ideal é pesquisar pelas marcas que deseja e encontrar um fornecedor que tenha ampla variedade e produza soluções que vão agregar vantagens para o seu caminhão.

Acesse agora mesmo e confira nossas novidades!

Compartilhar

Comentários

Ainda não há comentários neste post.

Leave a comment

Traduzir »
Abrir
Precisa de ajuda?