Lanternas Pradolux | Site Oficial

Saiba a importância dos faróis de caminhão e os diferentes tipos

Antes de começarmos a falar sobre os tipos de farol de caminhão e mostrar qual a melhor opção para seu veículo, vamos falar sobre sua importância. Existem diferentes tipos e modelos principais de farol de caminhão. Conheça os tipos a seguir:

Faróis principais

Os faróis principais, que são as peças de extrema importância para dirigir principalmente no período noturno.

Aliás, desde 2016, é obrigatório trafegar nas rodovias com farol baixo durante o dia. Vale destacar que este componente deve ser de cor branca.

Faróis de neblina

São utilizados para aumentar a visibilidade em locais com neblina. Assim, são classificados como faróis auxiliares e sua altura adequada é de cerca de 80 cm do chão.

Faróis de longo alcance

Faróis de milha ou de longo alcance sua principal função é aumentar a visibilidade de quem está dirigindo o veículo.

O componente conta com uma lâmpada com alta potência e só deve ser aceso com o farol alto.

Lanternas de iluminação

Além dos faróis, os caminhões contam também com uma série de lanternas que visam iluminar importantes pontos.

A lanterna de iluminação da placa traseira deve seguir as orientações do fabricante e sempre ser substituída por outra de potência igual, não podendo utilizar uma opção de LED.

Já as lanternas de para-choque são instaladas na parte de trás do caminhão para alertar o motorista que está atrás do veículo.

A lanterna de freio que também é vermelha e acende sempre que o motorista passa a frear o caminhão.

Portanto, é um item muito importante que precisa ser conferido com frequência. Pois sua ausência pode aumentar as chances de acidentes.

A lanterna de marcha à ré é branca e é ativada toda vez que o condutor aciona a ré do caminhão.

Por fim, tem ainda a lanterna de seta que é amarela ou laranja e é instalada nas partes dianteiras e traseiras do veículo. Portanto, as peças são colocadas em pares, sendo uma em cada lado, e atuam para indicar a mudança de direção ou para sinalizar uma possível ultrapassagem.

A escolha do componente

A escolha de um componente como os faróis é extremamente importante, assim como escolher um item que não seja compatível com o modelo pode comprometer o sistema elétrico e causar sérios problemas.

Além da sua segurança e a segurança de outros, escolher com atenção um produto de qualidade te dará mais conforto na estrada. A segurança vem em primeiro lugar, por isso, estamos indo além da luz com uma linha de produtos projetados para mantê-lo em movimento, não importa o que venha pela frente sempre em segurança e bem-estar.

Acesse nosso site e confira nossa linha completa de iluminação veicular, acesse aqui 

Confira e se inscreva em nosso canal no youtube!

Compartilhar

Comentários

Ainda não há comentários neste post.

Leave a comment

Traduzir »
Abrir
Precisa de ajuda?