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 No último dia 13 de maio, sexta-feira, foi comemorado o Dia do Automóvel. E para celebrar essa data, vamos falar sobre os primeiros caminhões produzidos em território nacional.

 

No ano de 1934, nascia o Dia do Automóvel no Brasil, quando o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto estabelecendo a comemoração. Existe uma teoria na qual conta que a data da comemoração foi escolhida em homenagem à abertura da primeira estrada pavimentada que liga o Rio de Janeiro (capital) a cidade de Petrópolis.

 

Os primeiros veículos pesados fabricados no Brasil

 

Quando o assunto é sobre veículos pesados, não podemos deixar de falar dos ônibus. Foi no ano de 1924, que nasceu o primeiro veículo pesado para transporte de passageiros fabricado no Brasil pela Indústria Grassi. As primeiras Jardineiras, também conhecidas como mamãe-me-leva, que eram ônibus de carroceria de madeira aberta com três bancos transversais, como os bondes da época.

No dia 28 de setembro de 1956, foi lançado no Brasil, o primeiro caminhão fabricado em território nacional, com capacidade de transporte de até seis toneladas e movido a diesel, o Mercedes-Benz L-312, ficou conhecido como “Torpedo” por conta do formato do seu motor que lembrava um Torpedo de Guerra.

 

Impacto do transporte rodoviário no Brasil

 

No Brasil, o transporte rodoviário de carga é o mais utilizado pois tem acesso a diversos locais do país, sendo utilizado, inclusive, para chegar em locais em que o transporte marítimo e aéreo não chega.

 

Por ser o modo mais usual, o transporte rodoviário é responsável por 1,4 ponto percentual do P.I.B do Brasil. Além de trazer benefícios a economia, o transporte de cargas tem benefícios, como a agilidade na entrega, custo de embalagem necessária, possibilidade de a carga ser entregue direto no destino e dentre outros benefícios, tanto para o cliente, quanto para o freteiro.

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