Lanternas Pradolux | Site Oficial

Esteja preparado para enfrentar situações desafiadoras

Para se realizar uma viagem segura, é necessário verificar se o veículo está em perfeitas condições. No caso dos caminhões não é diferente, é de suma importância realizar com periodicidade a manutenção do veículo, afim de garantir o bem estar a todos que circulam pelas vias.

Porém, lidar com sistemas mecânicos que passam por desgastes, por mais que você realize a manutenção preventiva, sempre estamos à mercê de riscos. Infelizmente precisamos estar preparados para caso venha ocorrer algum problema no percurso, nunca é bom pensar que algo ruim pode nos atingir, mas quando prevemos possíveis cenários, nos preparamos para que situações agravantes não ocorra.

Caso seu veículo sofra uma pane, falte freio, arrebente uma mangueira, ou esteja em uma situação de perigo para si e para quem está transitando pela via, recomendamos que você pratique algumas ações necessárias para recuperar o controle do veículo.

 

Meu caminhão perdeu o freio, o que faço agora?

Diminua a pressão em cima do freio

Por mais que possa parecer uma dica a princípio sem fundamentos, quando o freio do caminhão aquece e sua ação de parada fica prejudicada, é necessário dar um descanso para o pedal de freio afim de que o sistema volta a normalidade, não estamos sugerindo que você não utilize o pedal, e sim que não aplique uma pressão contínua, realize pisadas sequenciais, dessa forma você permite que o superaquecimento seja controlado.

Use o freio estelionatário, ou freio de mão como também é conhecido

Esse sistema de segurança cabe um artigo completo sobre, pois é complexo, merece atenção e é de grande importância afim de que você consiga parar seu veículo, mas lembre-se, extremo cuidado com a utilização brusca em alta velocidade.

Reduzir a marcha, buscando reduzir a velocidade.

É importante ter em mente, que quanto maior a velocidade do veículo em questão, menos o motor se esforça, então é necessário forçar o motor para que a velocidade seja reduzida.

Se possível, encontre uma área de escape.

Área de escape são aquelas enormes caixas de área composta por materiais estudados e específicos que tem como missão fazer o caminhão parar, evitando acidentes e sem grandes danos até mesmo materiais, podendo voltar às atividades em pouco tempo.

 

Fique atento, e seguro. Queremos você bem para realizar seu serviço que é tão importante para o desenvolvimento do nosso país.

Acompanhe nossos artigos semanalmente, estamos trazendo novidades constantes. Falamos apenas de assunto que você, caminhoneiro e interessado no assunto precisam saber!

Compartilhar

Comentários

Ainda não há comentários neste post.

Leave a comment

Precisa de ajuda?