Lanternas Pradolux | Site Oficial

Novembro Azul: Fatores de Risco

 

Anualmente o Brasil registra aproximadamente 15 mil mortes causadas pelo Câncer de Próstata, é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos. Deste modo, é importante sempre reforçar a importância dos cuidados contra o Câncer de Próstata e doenças, em geral.

Muitos questionam quais são os fatores de risco do câncer, mas antes, é importante esclarecermos que um fator de risco, é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer, isso não significa necessariamente que ter um fator de risco ou mais, fará com que você contraia a doença.

 

Fatores de Risco

– Hereditariedade: quando há três ou mais parentes de primeiro grau que já tiveram o tumor, a doença é considerada hereditária. Caso essa seja a realidade, o risco de desenvolver a doença é de 50%.

– Obesidade, tabagismo e consumo de álcool: homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata. Fatores cujas associações com câncer da próstata foram detectadas em estudos que incluem consumo excessivo de álcool e tabagismo.

– Dieta: alguns estudos sugerem que dietas hipercalóricas, ricas em gorduras e pobres em fibras, frutas e vegetais aumentam o risco.

 

Por mais que existam fatores de risco, é importante se atentar aos sinais e realizar check-ups, pois, é a melhor forma de evitar que doenças sejam descobertas em estágios mais avançados.

Estar com a saúde em dia é fundamental, porque única forma de garantir a cura do câncer de próstata é por meio do diagnóstico precoce, que acontece mediante a exames, sendo eles: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via trans retal) e a dosagem de antígeno prostático específico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

Além da chance de cura, o diagnóstico precoce também proporciona ao paciente um tratamento menos agressivo, sendo assim, é importante que após os 45 anos (quando há casos de câncer de próstata da família) ou 50 anos, os homens passem a realizar um check-up, porque cuidar da saúde também é coisa de homem.

Compartilhar

Comentários

Ainda não há comentários neste post.

Leave a comment

Precisa de ajuda?