Novembro azul: Hora de cuidar da saúde
O mês de novembro começou e com ele o início da campanha Novembro Azul, que tem como foco a conscientização do câncer de próstata, alertando a população sobre a importância do diagnóstico precoce, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália. No Brasil o movimento chegou em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, nesta fase os sintomas são:
Prevenção
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Deste modo, é de suma importância que a partir dos 50 anos, os homens passem a frequentar urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Além de visitar o urologista para realizar exames, há outras medidas de prevenção, como: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
Quando o assunto é saúde não dá para deixar para depois, o câncer de próstata, se descoberto no início tem possibilidade de cura de 90%. Deixe o preconceito de lado, quebre esse tabu!
Comentários
Ainda não há comentários neste post.