Lanternas Pradolux | Site Oficial

Principais tipo de lanterna para caminhão!

A importância de escolher adequadamente essas peças e como a manutenção periódica pode ajudá-lo a evitar problemas, é hora de conhecer melhor os diversos tipos de lanterna de caminhão. A seguir estão os tipos e como você pode escolher qual o melhor para você e seu caminhão.

Faróis principais

Os faróis principais são componentes de máxima importância para a segurança nas estradas, especialmente para quem dirige à noite. Inclusive, desde 2016 é obrigatório trafegar com farol baixo durante todo o dia em rodovias. Esses faróis devem ser de cor branca.

Faróis de neblina

Os faróis de neblina são considerados elementos de segurança, já que aumentam a visibilidade em locais com cerração e neblina. Eles são classificados como faróis auxiliares e precisam ser instalados na altura adequada — cerca de 80 cm do chão.

Faróis de longo alcance

Os faróis de longo alcance, também conhecidos como faróis de milha, têm uma lâmpada de alta potência e só devem ser acesos juntamente com o farol alto. Sua função, como o próprio nome sugere, é aumentar a visibilidade do motorista.

Lanterna de iluminação da placa traseira

A placa traseira do caminhão deve ser iluminada corretamente. A dica aqui é seguir as orientações do fabricante e substituir as lâmpadas sempre por outra de igual potência e tecnologia original, ou seja, não é permitido a troca por uma iluminação de LED.

Lanterna para para-choque

As lanternas para para-choque são instaladas na parte traseira do caminhão e devem ter coloração vermelha — a lanterna foguinho é proibida. Essa peça exerce a função de alerta ao motorista que está atrás do veículo e, portanto, é um elemento obrigatório de segurança.

Lanterna de freio

A lanterna de freio também é fabricada na coloração vermelha e se acende sempre que o motorista começa a frear o caminhão. É preciso muita atenção com essa peça e uma conferência constante das lâmpadas, já que a falta dessa sinalização pode aumentar os índices de acidentes.

Lanterna de marcha à ré

A lanterna de marcha à ré tem coloração branca e é acesa quando o motorista aciona a ré do veículo. Perceba que a ideia é sinalizar aos demais motoristas a manobra e chamar a atenção, por isso ela costuma ser acompanhada de um aviso sonoro.

Lanterna de seta

A lanterna de seta é amarela/alaranjada e deve ser instalada na parte dianteira e traseira do veículo. Elas são colocadas em pares (uma de cada lado) e têm a função de indicar uma mudança de direção ou ultrapassagem.

 

Compartilhar

Comentários

Ainda não há comentários neste post.

Leave a comment

Traducir »
Abrir
Precisa de ajuda?