Lanternas Pradolux | Site Oficial

Realizar trajetos de fretes durante a noite parece uma boa opção para quem quer economizar e evitar o trânsito nas pistas, mas é preciso ter cuidado, a segurança é importante e vai além da segurança individual, ela se trata do coletivo. Por isso, separamos cinco dicas para suas viagens noturnas serem tranquilas e seguras.

 

1 – Em primeiro lugar, dê as lanternas e faróis toda a atenção necessária. Será por meio destes que outros motoristas vão conseguir te enxergar na pista. A principal função do farol é iluminar o caminho a ser percorrido, auxiliando o motorista a enxergar o espaço logo à frente do veículo, é primordial que o motorista use o farol com responsabilidade para não ofuscar a visão de outros motoristas.

Quanto as lanternas, sua principal função é sinalizar, de modo que o outro motorista, consiga entender e ficar atento a momentos em que você vai frear, virar ou até mesmo quando aconteceu alguma coisa e os pisca alertas estão ligados.

 

2 – Planeje suas paradas, é importante que antes de dar início a rota, o motorista já tenha em mente um planejamento do trajeto com paradas para o descanso, alimentação e até mesmo abastecimento do veículo. Ao menor sinal de cansaço, pare!

 

3 – Quando a assunto são longos trajetos, é preciso pensar na alimentação, que precisa ser leve, pois refeições pesadas o sono depois de comer, já que exigem maior esforço e mais tempo para a digestão. Deste modo, o ideal para matar a fome antes e durante a viagem, são as saladas e carnes magras, que ajudam a evitar desconfortos e problemas digestivos. Esse é um detalhe importante para quem ficará sentado por longos períodos.

 

4 – Reduza a velocidade e respeite a sinalização, esses são dois pontos importantíssimos, a direção defensiva garante a sua segurança e a segurança do outro. A velocidade reduzida, traz uma distância segura entre os automóveis na pista. Em momentos de visibilidade reduzida, é importante que o motorista torne sua direção previsível a outros motoristas, e o melhor jeito de tornar a direção previsível é seguindo as sinalizações da via a risca, ficando abaixo dos limites de velocidade, não fazendo ultrapassagens em locais proibidos ou pelo acostamento, além de redobrar o cuidado em áreas identificadas como de passagem de pedestres ou de animais.

 

5 – Esteja com a manutenção do seu veículo em dia, além dos cuidados básicos com o óleo, freio, limpeza correta das lanternas e faróis, é preciso que o motorista se atente também a calibragem e o estado de conservação dos pneus, pois com o asfalto frio, é mais difícil gerar temperatura na borracha, o que compromete a estabilidade caso o equipamento não esteja funcionando corretamente.

Compartilhar

Comentários

  • Luiza Gonçalves
    abril 14, 2022Responder

    Excelente!

Leave a comment

Traduzir »
Abrir
Precisa de ajuda?