Lanternas Pradolux | Site Oficial

Saúde: Postura correta para dirigir

 

Passar mais de oito horas por dia dirigindo exige muito do condutor. Deste modo, cuidados com a postura são extremamente importantes para que seja possível evitar problemas ergonômicos.

 

Uma pesquisa da Secretária do Estado de São Paulo, indica que 59% dos caminhoneiros sofrem com dores nas costas, e que para cada hora de trabalho, o risco de o motorista ter dor lombar aumenta em 7%.

 

A lombar está localizada na parte inferior da coluna, e conecta o tórax, a cintura e as pernas, sendo responsável pela maioria dos movimentos. Para evitar lesões na lombar e maiores problemas futuros, é preciso cuidar da postura durante todo o trajeto. Pensando na saúde física dos caminheiros, separamos 6 dicas ergonômicas para tornar o dia a dia de trabalho mais tranquilo e confortável.

 

1 – Banco

Ajuste o banco corretamente. E qual a posição correta para o banco?  O ângulo ideal do encosto deve ficar entre 100 e 120 graus, levemente inclinado, nem ou deitado demais. É importante pensar também nos joelhos que devem ficar levemente dobrados para alcançar os pedais do veículo com os pés sem precisar fazer muito esforço ou esticar totalmente as pernas.

 

2 – Calçados

Utilize os calçados corretos, evite calçados frouxos ou apertados demais, eles podem gerar desconforto aos pés, o que dificulta a concentração durante viagens mais longas.

 

3 – Calcanhares

Deixar o pé sem apoio por muito tempo na mesma posição pode causar lesões graves no tornozelo, panturrilha e joelho, sendo assim, evite este hábito, mantenha os calcanhares apoiados no piso do caminhão e quando sentir cansaço, o ideal é dar uma pausa.

 

5 – Lombar

O ideal é apoiá-la totalmente no encosto do banco, porém é importante respeitar a curvatura lombar. Para ajudar na postura, você pode colocar uma almofada ou uma toalha enrolada na parte baixa da coluna para preencher o espaço da coluna, para ficar com o corpo todo encostado.

 

6 – Alongamentos

A recomendação é que a cada duas horas dirigindo, o motorista faça uma pausa para descansar e alongar algumas partes do corpo como as mãos, braços, ombros, pernas, pés, costas e quadril para aliviar músculos e tendões.

 

Preserve a sua saúde, sempre busque a postura correta para dirigir, torne seu dia a dia e trabalho menos prejudicial para sua saúde, respeite os limites do seu corpo.

Compartilhar

Comentários

Ainda não há comentários neste post.

Leave a comment

Traduzir »
Abrir
Precisa de ajuda?